Habitat Hospedagens
PRAIAS
A cidade está situada geograficamente num cabo, tipo um braço do continente. Seu núcleo urbano está centrado no meio dos morros, suas 8 praias ficam ao redor e é possível percorre-las quase todas a pé.
A temperatura ambiente na cidade e estável ao longo do ano, entre 24 minima e 27 graus máxima, e o mar e um pouco mais gelado em comparação com a região nordeste do Brasil, mas a explicação vem por conta de um fenômeno natural graças ao qual existe essa coloração tão clara, tanto da água quanto da areia. O fenômeno da ressurgência traz na superfície as águas profundas límpidas cheias de vida marinha e claro; elas são mais geladas. Mas frente ao sol forte que tem por aqui, dá uma aliviada e sensação de frescura para relaxar na praia. Dica! coloca sempre protector solar de FPS 40 ou 50, o índice UV é muito alto, mesmo assim em dias nublados, não esqueça a canga e chapéu.
PRAIA GRANDE é a praia com maior extensão em Arraial. No canto esquerdo tem água mais tranquila e no costado rochoso pode apreciar tartarugas. Já no canto direito tem mais ondas e quilômetros de areia (40km especificamente) para caminhar na beira do mar sem queimar os pés. Todos os dias tem no horizonte um pôr do sol diferente e maravilhoso!
PRAINHA; a primeira praia que se pode ver ao ingressar na cidade. É onde casas e condomínios ficam muito próximos na beira. Conta com quiosques, com serviços de comida e drinks, aluguel de snorkel, kayak e stand up. O canto esquerdo é mais tranquilo e o canto direito fica mais movimentado.
PRAIA DO FORNO é uma pequena praia muito linda com água calma. Pode chegar por uma trilha de 10-15 minutinhos (o início dela fica do lado do Porto do Forno) ou barco táxi por 15-20 reais por pessoa.
DICA: vai pela manhã!! A partir das 14hs fica maiormente na sombra e a faixa de areia é mais pequena por causa da maré alta. Lá tem proibido o ingresso com caixas de som, garrafas de vidro e instrumentos musicais. Não leve se não tem risco de não poder chegar.
PRAIA DOS ANJOS; Praia onde ficam as embarcações e o cais. É bem gostosa para dar caminhadas tanto de dia quanto de noite, já que é iluminada e fica próxima da Praça do Cova (a pracinha com mais movimento à noite). Se quer tomar banho nela, é melhor ir bem pro canto direito onde não tem barcos.
AS PRAINHAS DO PONTAL DO ATALAIA; nos brinda uma das mais famosas postais da cidade com sua escada maravilhosa chegando no mar azul. É o rolé que tem que fazer sim ou sim, não pode faltar na sua visita. Tem várias formas de chegar nela:
- Andando a pé são 45 minutos desde a subida que fica ao finalizar a Marinha do Brasil na Praia dos Anjos (o visual no caminho é incrível!)
- Uber ou Taxi99 não tem permitido chegar lá. Não tente a corrida pois será barrado na entrada.
- Pode chegar no seu carro, lá é cobrado uma taxa (entre 20-30 reais por carro) e tem que ser cedo pela manhã! vagas limitadas.
- Tem barco-táxi saindo da praia dos anjos 20 reais por pessoa. Tem tanto para chegar quanto para voltar.
- Tem táxis da prefeitura no pórtico do Pontal do Atalaia que levam, eles cobram 20 reais por pessoa.
PRAIA BRAVA; Praia frequentada por surfistas, é pura natureza! sem infraestrutura, nem quiosques. Caminhada de 50-60 min aproximadamente. Vai de tênis, e leva agua!
- Da uma pesquisa na internet sob a situação da maré.
- Se chega lá e vê o mar agitado ou de ressaca, não desça na praia, apenas aprecie o maravilhoso visual do mar aberto! É muito perigosa a força do mar e pedras escorregadias.
PRAIA DO PONTAL; não confundir com As Prainhas do Pontal do Atalaia… são diferentes. Essa é mais frequentada por moradores já que fica um pouco afastada do centro da cidade e por trás do bairro do Pontal. Sua faixa de areia chega até Cabo Frio. É muito linda, tem árvores e água gostosa. Aqui é a única praia que é permitido fazer churrasco.
PRAIA DA GRAÇAINHA; Pequena praia quase sem areia, no costão rochoso da Prainha. Com água tranquila ideal para a prática de snorkel e observar peixinhos e tartarugas, não mexa nos corais nem nos animais, apenas aprecie sem interferir na rotina deles. O estresse e o nosso tacto podem até matá-los.
- Para chegar tem que ingressar no último quiosque no canto direito da prainha. São 5 minutinhos para chegar até lá.
- Não esquecer o snorkel!
PRAIA DA ILHA DO FAROL; o acesso é permitido somente mediante passeios de barcos. Forma parte de uma reserva, pois é área de proteção para preservar tanto o ambiente quanto a história, pois tem árvores de 600 anos e restos do povo tupi guarani. Escolhida como uma das praias mais perfeitas do Brasil pelo INPE.